• 67
  • 0

As olheiras são um problema bem comum entre homens e mulheres e saber o que pode causar o escurecimento da pele ao redor dos olhos é importante para evitá-lo, sem a necessidade do uso de corretivos ou outros tipos de maquiagens. Na maioria dos casos, elas estão ligadas à genética de cada paciente, mas em outros casos também existem hábitos que podem agravar o caso.

Tipos de Olheiras 

Geralmente elas são classificadas em dois tipos: a vascular, quando os vasos sanguíneos ficam visíveis (cor azulada), e a pigmentar, quando há acúmulo de melanina na região (cor marrom). 

Causas que podem agravar as olheiras 

Como tudo no corpo humano, existem hábitos que podem acabar gerando um outro problema no decorrer da vida. Veja alguns casos que podem agravar suas olheiras. 

Cansaço e choro 

Os momentos em que as olheiras mais aparecem são depois de uma crise de choro ou após uma noite mal dormida. Em ambos os casos, o escurecimento da região aparece devido a um problema circulatório. Nesses casos específicos em que a má circulação é temporária, é possível amenizar com alguns cuidados em casa.

Maus Hábitos 

Estilos de vida também podem influenciar no aparecimento das olheiras como: tabagismo, privação de sono e estresse pode desencadear essas marcas por influenciarem diretamente na circulação do corpo todo, inclusive das pálpebras, dilatando os vasos e fazendo com que mais sangue apareça nessa região. 

Pele Fina 

Quem tem a pele mais fina pode apresentar olheiras mais ressaltadas. Esse tipo de pele permite maior visualização dos vasinhos externos das pálpebras. Em geral, uma boa forma de reconhecer isso é através da observação: pessoas com pele mais fina tendem a ficar vermelhas com mais facilidade. 

A pele mais fina também é um fator que pessoas com a idade mais avançada costumam sofrer, devido às alterações hormonais que ocorrem com a idade em maior ou menor intensidade. 

Exposição ao sol 

Pessoas que têm tendência a acumular melanina na região dos olhos podem ter a olheira piorada pela exposição solar sem proteção. As olheiras aumentam e acabam ficando bem visíveis. Além disso, o hábito também ocasiona olheiras vasculares, pois acaba causando a dilatação dos vasos sanguíneos da região. 

Tratamentos 

Hoje em dia, existem cosméticos que podem aliviar a aparência das olheiras, caso ela venha ser um problema, além de procedimentos à base de laser e luz pulsada. É possível manter o problema controlado por meio dos tratamentos e hábitos saudáveis, como boa alimentação e atividade física. 

Para isso é necessário uma avaliação individual para que o tratamento seja o mais adequado para aquilo que você precisa. 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *